Governo decide buscar brasileiros que estão no Líbano, primeiro voo deve sair no fim de semana.

Governo decide buscar brasileiros que estão no Líbano, primeiro voo deve sair no fim de semana.

O governo brasileiro decidiu começar uma operação de resgate dos cidadãos que estão no Líbano. A decisão foi tomada após uma conversa do presidente Lula e do chanceler Mauro Vieira, no México, onde estão para acompanhar a posse da nova presidente Claudia Sheinbaum.

O ministro Mauro Vieira, das Relações Exteriores, disse que o primeiro voo deve sair no fim de semana.

O Líbano tem sido alvo de bombardeios aéreos do Israel, que mira alvos do grupo extremista Hezbollah em território libanês. Os ataques têm atingido também civis, e dois cidadãos brasileiros já morreram desde a intensificação dos ataques a partir do dia 20 de setembro. Nesta segunda (30), houve registro de invasão por terra.

Mauro Vieira levou a Lula elementos da situação em Beirute, capital do Líbano, e das conversas que teve em Nova York.

No sábado, 28 de setembro, o chanceler do Brasil se reuniu com o chanceler do Líbano, Abdallah Rashid Bou Habib. Os dois avaliaram o atual momento do conflito entre Israel e o grupo extremista Hezbollah e discutiram as chances de uma repatriação de brasileiros no país.

Desde a segunda-feira passada, 23 de setembro, o Itamaraty discute a necessidade de uma operação de repatriação. O grande ponto era a opção por qual rota seria usada para o resgate.

A FAB será acionada para a ação. E já tem à disposição aeronaves e um plano de voo até as áreas para o resgate. Enquanto isso, a embaixada do Brasil em Beirute segue colhendo informações sobre os brasileiros que querem deixar o país. A comunidade do Brasil no Líbano tem, segundo o Itamaraty, 21 mil pessoas.

📝 Fonte: TV Globo e Globonews, G1
📸 Reprodução/Internet/Google

Compartilhe este conteúdo:

Publicar comentário

VOCÊ PODE TER PERDIDO