Emocionados, fiéis acompanham início do Conclave em telões no Vaticano.

Emocionados, fiéis acompanham início do Conclave em telões no Vaticano.

Do Vaticano e de Brasília – O conclave que elegerá o novo papa teve início, nesta quarta-feira (7/5), no Vaticano. O início da reunião, que conta 133 cardeais eleitores, foi acompanhada por fiéis atentos de todo o mundo, por meio de telões instalados na Praça de São Pedro.

Emocionandos e rezando, os fiéis acompanharam o rigoroso ritual religioso que teve início com uma missa, na manhã desta quarta-feira. Segundo o Vaticano, mais de 5 mil pessoas assistiram à cerimônia.

O início formal dos ritos ocorreu às 11h30 (horário de Brasília). A partir desse momento, os cardeais permanecem em isolamento total até que haja consenso sobre o sucessor de Francisco.

Neste primeiro dia de conclave, a fumaça que indica se um papa foi escolhido está prevista para sair da chaminé do Vaticano apenas depois das 14h, já que os cardeais começaram as votações por volta das 11h30.

Na quinta-feira (8/5), a fumaça, branca ou preta, pode aparecer de manhã, entre 5h30 e 7h, ou à tarde, entre 12h30 e 14h, sempre considerando o horário de Brasília.

Nos dias subsequentes, só haverá fumaça nos horários secundários da manhã e da tarde (7h e 14h).

Na Capela Sistina, os cardeais acompanharam, ainda, um canto e fizeram, um por um, o juramento de fidelidade às normas estabelecidas para a eleição papal, incluindo a promessa de sigilo absoluto sobre tudo o que acontece no interior da Capela Sistina.

Depois, o mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias ordenou o extra omnes — expressão em latim que indica que todos os não envolvidos na eleição devem deixar o local.

Às 12h46 (no horário de Brasília) as portas da capela foram oficialmente fechadas e o conclave teve início. A votação seguirá até que um dos candidatos obtenha pelo menos dois terços dos votos, ou seja, 89 votos.

📝 Fonte: Metrópoles
📸 Reprodução/Internet/Google

Compartilhe este conteúdo:

Publicar comentário

VOCÊ PODE TER PERDIDO