Feriado: veja o que abre e o que fecha no DF no Dia do Trabalhador.
O Distrito Federal se prepara para mais um feriado no meio da semana: o do Dia do Trabalhador, nesta quinta (1º/5). Para servidores da Administração Pública local, haverá ponto facultativo na sexta-feira (2/5), o que prolongará o tempo de descanso até o domingo (4/5).
Devido a essa programação, serviços públicos e setores específicos podem ter alterações nas atividades, inclusive com a interrupção de atendimentos e visitações.
Confira:
Transporte
Na quinta-feira (1º/5), o metrô funcionará das 7h às 19h. Nos demais dias, o horário será normal: das 5h30 às 23h30 na sexta (2/5) e no sábado (3/5), e das 7h às 19h no domingo (4/5). A tarifa será gratuita apenas no dia do feriado e no domingo, segundo o governo local.
Na quinta-feira (1º/5), os ônibus vão circular com tabela de feriados; na sexta, com horários de dias úteis e ajustes em linhas específicas; no sábado e no domingo, eles seguirão com a operação normal de fim de semana.
Lazer
Quem quiser aproveitar o feriadão com atividades de lazer terá diversas opções. O Zoológico de Brasília abrirá todos os dias, das 8h30 às 17h, com entrada permitida até as 16h, e o Jardim Botânico também, das 9h às 17h. Ambos terão entrada gratuita na quinta-feira (1º/5) e no domingo.
O Mirante da Torre de TV também estará aberto em todos esses dias, das 9h às 18h45, com visitação gratuita por ordem de chegada. O Planetário de Brasília manterá sessões na Cúpula às 11h, 14h30, 16h, 17h e 18h. A Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes, fechará no feriado, mas abrirá nos demais dias, das 10h30 às 19h30.
Nos parques ecológicos administrados pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram), o funcionamento será de quinta-feira (1º/5) a domingo (4/5). As 19 unidades vão abrir em horários variados.
A Biblioteca Nacional, o Espaço Oscar Niemeyer e outros pontos culturais do Distrito Federal ficarão fechados até domingo. O Cine Brasília exibirá uma mostra especial em homenagem ao Dia do Trabalhador. Outros museus e centros culturais funcionarão normalmente. E o Espaço Renato Russo abrirá apenas no sábado (3/5).
Saúde e assistência social
As emergências hospitalares, unidades de pronto-atendimento, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu – telefone 192), a Casa de Parto e parte dos Centros de Atendimento Psicossociais (Caps) funcionam 24 horas.
As unidades básicas de saúde (UBSs), os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e ambulatórios hospitalares não funcionam na quinta-feira (1º/5), mas retomam os atendimentos na sexta (2/5).
A urgência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) ficará aberta todos os dias, e a do Hospital Regional do Gama (HRG) reabre na sexta-feira (2/5) à noite. A vacinação da população ficará suspensa apenas em 1º de maio.
Os restaurantes comunitários funcionarão normalmente todos os dias, com exceção das unidades da Estrutural, de Ceilândia e do Sol Nascente, que abrirão apenas no sábado (3/5), e de Santa Maria, de Samambaia e do Paranoá, que estão em manutenção.
A Central de Vagas, a Unidade de Proteção Social (UPS) 24 horas e a Unidade de Acolhimento seguem abertas. Os centros de Referência (Cras e Creas) e de Convivência (Cecon) não funcionam.
A Casa da Mulher Brasileira e a Casa Abrigo mantêm atendimento de forma ininterrupta. E a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) terá apenas plantão jurídico, 24 horas, pelo telefone 61 993-590-015.
Justiça e cidadania
A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus) não abrirá até segunda-feira (5/5).
Casos urgentes podem ser registrados pelos telefones dos plantões do Coordenação de Denúncias de Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cisdeca), do Centro 18 de Maio e do Núcleo Direito Delas. O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) e o Na Hora retomam as atividades na segunda-feira (5/5).
As agências do Trabalhador não funcionarão nem na quinta (1º/5) nem na sexta-feira (2/5).
Educação e esporte
Escolas e creches públicas ficam fechadas desta quinta-feira (1º/5) a domingo (4/5). Com dia “letivo móvel”, a sexta-feira (2/5) poderá ser de ponto facultativo nas escolas do Distrito Federal ou terá reposição futura, a dependerá da direção de cada unidade de ensino.
Os Centros Olímpicos e Paralímpicos (COPs) não funcionarão durante os quatro dias.
Com informações da Agência Brasília
📝 Fonte: Metrópoles
📸 Reprodução/Internet/Google
Compartilhe este conteúdo:
Publicar comentário