Lula faz aniversário de 79 anos, se torna o presidente mais velho do Brasil
Neste domingo, 27 de outubro, além do segundo turno das eleições municipais, é dia também do aniversário do presidente Lula. Completando 79 anos, ele passa a ser o presidente mais velho da história do Brasil, superando Michel Temer, que deixou o cargo com 78 anos.
Em 27 de outubro de 2002, aos 57 anos de idade, Luiz Inácio Lula da Silva foi pela primeira vez eleito Presidente da República Federativa do Brasil, com quase 53 milhões de votos. Naquele ano, a Convenção Nacional do PT havia aprovado uma ampla aliança política (PT, PL, PCdoB, PCB e PMN) que teve por base um programa de governo para resgatar as dívidas sociais do país com a grande maioria do povo brasileiro.
O primeiro mandato do presidente Lula colocou o Brasil em ordem e preparou o país para o crescimento econômico, com importantes avanços sociais e significativa melhoria na distribuição de renda. Isso aconteceu, sobretudo, graças à política de valorização do salário mínimo, geração recorde de empregos e programas de distribuição de renda, a exemplo do Bolsa Família.
Lula assumiu o segundo mandato em 1º de janeiro de 2007. No mesmo ano, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) passou a colocar o Brasil na lista das nações com alto Índice de Desenvolvimento Humano.
Em 1º de janeiro de 2023, Lula subiu a rampa do Palácio do Planalto assumindo o seu terceiro mandato ao lado de representantes da diversidade do povo brasileiro. E recebeu a faixa presidencial das mãos da catadora de materiais recicláveis Aline Sousa, que chegou à universidade graças às políticas públicas dos dois mandatos anteriores de Lula. Completava-se um ciclo e iniciava-se outro.
Nas redes, ministros e a primeira dama Janja publicaram um vídeo em que declamam um texto em homenagem à sua trajetória, O vídeo começa e termina com mensagens de Janja, que diz que pode “acompanhar de perto o amor que você carrega pelo Brasil” e, ao final, celebra que o “filho de Dona Lindu é líder de uma nação”.
📝 Fonte: Boato Livre / Edgar Markys.
📸 Reprodução/Ricardo Stuckert/PR
Compartilhe este conteúdo:
Publicar comentário